Muitas católicas não entendem o que é o apostolado da modéstia. Acham que basta colocar uma saia e uma camiseta e já estão modestas, e aí é que se enganam redondamente. Modéstia, além de uma saia abaixo do joelho, é antes de tudo um sinal visível da humildade. E abrange tanto o modo de falar, de olhar, de portar, como o de vestir. Contudo, é do vestir que pretendo escrever.
Existe algo de deturpado no bom gosto de algumas meninas que querem viver a modéstia no vestir. Atacam a moda, mas esquecem que muitas vezes ela serve como instrumento do bom senso. Moda, stricto sensu, é a tendência atual. E neste sentido é que não devemos seguir as modas, caso queiramos viver a modéstia. Mas podemos aproveitar dos seus momentos de sanidade, se é que posso escrever assim. Quando a moda diz, por exemplo, que camisetas de malha não combinam com tecidos de seda, ela está querendo lhe ajudar quando seu bom senso se perdeu em alguma esquina.
O dano que essas mulheres causam para a sociedade é um asco geral contra nós que queremos viver a modéstia de forma bela e feminina. O apostolado é então afundado na lama do mal gosto. As outras jovens olham e dizem: "não irei me vestir como uma crente"; ou algum rapaz, justamente: "essa menina é muito brega, como vou apresentá-la para minha mãe?". E digo justamente, pois é justo que se pense assim. Vestir-se sem o mínimo de elegância é causar repulsa nas pessoas e fazer o papel contrário do apostolado. O Apostolado não é senão o ato de propagar ou defender uma doutrina católica. Se você defende a modéstia e quer propagá-la, só fará isso caso se vista de forma honesta para atrair a admiração das pessoas. Antes que alguém diga que incito a vaidade e o orgulho, assim fizeram e fazem os apóstolos, com suas belas palavras. Atraem pessoas do mundo inteiro para voltar à Igreja. E o seu vestuário deve ser assim, fazer com que, admirando você, possam admirar a Beleza verdadeira.

Termino o artigo com alguns exemplos de meninas mal vestidas, que fazem um processo de desinformação, quando se diz respeito ao apostolado da modéstia.
L.G.Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário está sujeito a moderação.